sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Série Gargalos Logísticos - Trem-Bala I

INVIABILIDADE

Trem-bala não ficará pronto até a Copa de 2014

23/08/2009
Um relatório da empresa inglesa Halcrow Group, que está encarregada de estudar a viabilidade do trem-bala que ligará a cidade de Campinas, em São Paulo, ao Rio de Janeiro, revela que possivelmente o trem de alta velocidade não estará pronto até a Copa de 2014. Isso porque não há nenhum projeto parecido com este em todo mundo que tenha se concretizado em menos de cinco anos e meio.
O documento traz mais de mil páginas que trazem outros obstáculos ao trem-bala como entraves ambientais, problemas de logística e desapropriações, definição de quem vai arcar com o valor mínimo de R$ 68 milhões por quilômetro construído e toda a sorte de aspectos legais. O Trem-bala teria mais de 100 quilômetros de túneis, enquanto o metrô de São Paulo tem até hoje 62.
Prefeituras das cidades por onde o trem irá passar enviaram reclamações à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o itinerário do projeto. Isso tornou mais evidente a inviabilidade do trem-bala nos bastidores do governo federal, que já começa a mudar o discurso sobre a conclusão do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário